top of page

I ENCONTRO RIOGRANDENSE DE HISTÓRIA MILITAR - BAGÉ/RS

DATA: 30 de outubro a 01 de novembro de 2017.


LOCAL: Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Bagé.

      Motivados pelo movimento de renovação da História Militar que vem ocorrendo mundialmente e especialmente no Brasil, a exemplo do II Simpósio Nacional de História Militar, promovido pela UFRJ, UFF, UEL, Marinha do Brasil e Escola Superior de Guerra, estamos organizando um evento pioneiro no Rio Grande do Sul.

       Aproveitando os potenciais histórico e culturais do nosso Estado, fortemente ligada no decorrer de sua história às guerras e revoluções a cidade de Bagé representa importante baluarte incrustado na campanha gaúcha, em meio ao bioma pampa, com fortes ligações culturais, econômicas e sociais vinculadas a região platina, possui grande potencial para reunir pesquisadores de diversas localidades, não apenas do Brasil, mas também dos países vizinhos, criando um espaço de debates e divulgação de trabalhos que contemple as renovações da história militar e incentivando o avanço das discussões e produções historiográficas nesse âmbito.

     A Nova História Militar se difere da história militar tradicional, e vem passando por diferentes modificações. Em relação ao viés tradicional, destacam-se estudos que envolviam “memórias pessoais e trabalhos de viés literário” no século XIX (CIDADE, 1959 apud CASTRO et al., 2004, p.13), transitando ao longo do século XX por visões romântica, patriótica, e até mesmo de correntes marxistas (CASTRO; IZECKSOHN; KRAAY, 2004). Na década de 1980 a visão tradicional passou por alterações realizadas por historiadores e cientistas políticos e brasilianistas. Por sua vez, na década de 1990, no contexto de transições trazidas pela volta da democracia no Brasil, houve um importante movimento de ampliação das perspectivas e abordagens na História Militar, renovando-a.

      Dessa forma, a Nova História Militar se desvencilhou de uma versão tradicional da história-batalha, na qual os grandes nomes ganham o papel de destaque, mas principalmente “(...) se propõe a voltar suas atenções para o estudo da instituição militar como corpo social, procurando determinar a sua composição, funcionamento e fatores de evolução, enfim, uma história social dos exércitos” (TEIXEIRA, 1995, p. 93). Neste sentido, estas renovações procuram relacionar o que antes ficava restrito à caserna ao social, entendendo os militares enquanto sujeitos que representam importantes aspectos da cultura, economia e da política de uma sociedade na qual os indivíduos estão inseridos.

      O evento procurará, portanto, concatenar esforços no sentido de ampliar a divulgação das pesquisas desenvolvidas na perspectiva da Nova História Militar, dialogando com aqueles de viés tradicional que muito contribuíram e seguem contribuindo para o estudo dessa temática. 

 

PÚBLICO ALVO: Pesquisadores, docentes e discentes das diversas áreas do conhecimento, de distintas universidades do Brasil, militares e comunidade local.

 

 

Comissão Organizadora:


Ms. Gustavo Figueira Andrade (PPGH/UFSM)

Prof. Dr. Alessandro Carvalho Bica - UNIPAMPA

Ms. Cláudio L. Lemieszek – Arquivo Público Municipal de Bagé
José Antônio Marques da Silva – 3ª Bda C Mec

Prof. Msdo. Ivan Cesar dos Santos Pinheiro - (aluno do PPGPPC/UFSM)

Prof. Ms. Carlos Eduardo Piassini – (PPGH/UFSM) 
Prof. Ms. Felipe Girardi (PPGH/UFSM)
Prof.ª Ms. Elaine Bastianello – (PPGH/UFPEL)
Cássio Gomes Lopes – Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda

Ms. Diones Franchi

Ms. Helyna Dewes (UNIPAMPA)
Ten. Cel. Rafael Cunha de Almeida – 3° R C Mec

 

Realização e Apoio Institucional Local


- Prefeitura Municipal de Bagé
- UNIPAMPA – Pró-Reitoria de Extensão 
- UFSM – PPGH / Grupo de Pesquisa da UFSM/CNPq História Platina: política, sociedade e instituições
- 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada

- Academia de Historia Militar Terrestre do Brasil (AHIMTB)

 


Instituições Apoiadoras



- Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS)
- Arquivo Público Municipal de Bagé (APMB)

- Museu Militar do Comando Militar do Sul

- Laboratório de Pesquisas em História Regional (UFPEL)
- Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda (NPHTT)
- Núcleo de Pesquisas em História Regional – Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
- Laboratório de História, Política e Imagem da UFPEL
- Grupo de Pesquisa da UFSM/CNPq História Platina: política, sociedade e instituições.

- Museu Dom Diogo de Souza

- Curso de Licenciatura em História (URCAMP)
 

  • facebook-square

LOCAL: Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Bagé/RS

bottom of page